• Inna Moraes

5 passos para você conseguir analisar o impacto da sua marca


Você sente que a sua marca não está causando o impacto que você gostaria de gerar mas não sabe onde está o problema? Este post é um guia rápido e prático para você analisar o seu logo atual para conseguir entender de onde pode estar vindo este desconforto com relação a ele.


Uma identidade visual é capaz de transmitir informações que são interpretadas de imediato pelas pessoas pois a percepção do ser humano vai muito além da análise racional. Muitas informações sutis são enviadas ao inconsciente através da das cores, formas, tipografia e elementos. Então fazer decisões assertivas na identidade visual da sua empresa pode transformar os sentimentos gerados para o seu público desde o primeiro impacto, o que faz muita diferença.


Desde que comecei a estudar design para me aprofundar nas técnicas visuais eu senti claramente uma mudança no meu olhar para o mundo. Tudo fazia "mais sentido" pois a minha análise sob as imagens mudou, e eu passei a compreender racionalmente o que antes era algo percebido mas eu não conseguia dizer o motivo.


Aos poucos fui notando o quanto o empreendedor é a pessoa que mais precisa ter conhecimento do poder da sua própria marca, pois somente ele é capaz de definir os valores que movem a sua empresa e saber se a marca traduz tudo isso.


Antes de começar é importante que você compreenda que para realizar esta análise e obter resultados reais você precisa libertar o seu cérebro para sentir de forma criativa, indo atrás de significados conceituais e sutis. Preparado?



Comece olhando para dentro

Sempre comece compreendendo quem você é e o que você quer transmitir para o mundo.

Eu sei, é algo difícil para um primeiro passo, mas é isso que vai nortear qualquer tipo de decisão. Nas minhas mentorias eu costumo notar que falar em voz alta para alguém ajuda MUITO a extrair exatamente quem você é.


Então tente contar para alguém o motivo pelo qual você empreende, porque escolheu este ramo de atuação, o que você mais gosta do seu trabalho, enfim. Tudo isso compõe os seus valores e razão de existir.



Liste os adjetivos que você gostaria que o logo transmitisse


Conseguindo compreender a razão de ser da sua empresa, escreva uma lista de adjetivos que traduzem os sentimentos que você gostaria de gerar no primeiro impacto das pessoas com a sua marca. Cada palavra escolhida será muito importante para continuar a análise, então escolha com muito carinho e atenção, sem excessos que podem distrair o real objetivo.



Pesquise o significado das cores escolhidas


Com as suas palavras selecionadas, volte para o seu logo atual e reconheça as cores utilizadas para a sua composição. Cada uma delas comunica algo, então realize uma pesquisa de quais sentimentos elas geram nas pessoas e busque reconhecer semelhanças ou contrastes com as palavras citadas.



Busque compreender o que as formas e letras estão comunicando


Agora você vai fazer o mesmo com as formas e letras que compõe o logo. Este passo é um pouco mais complexo do que as cores pois esta resposta você pode não encontrar facilmente no Google, então o jeito é tentar acessar o seu inconsciente e confiar nos sentimentos gerados.


As curvas passam acolhimento ou sensualidade? Os cantos retos e pontudos passam velocidade ou agressividade? A voz que você escuta quando lê o nome da sua empresa com aquelas letras é feminina, masculina, grossa ou delicada?


Pergunte a opinião dos seus clientes mais próximos e pessoas que te rodeiam


Neste momento você chegou a algumas conclusões sobre as cores, formas e tipografia a partir dos sentimentos que você gostaria de gerar. Agora é o momento de agregar novos olhares para você validar as suas percepções.


Então mostre o logo para as pessoas e pergunte: o que você achou? Para você, o que esta marca transmite? Ela gera algum sentimento em você?



Conclusão final


Se você fez todos os passos e se permitiu ver os sinais com criatividade, deve ter entendido as sensações que você está gerando com o logo da sua empresa. Muito deste trabalho é baseado na intuição e autoconhecimento de como você realmente quer ser visto, e marcas que alcançam este resultado tem muito mais chances de realmente se conectar da forma correta com as pessoas.




E caso você queira uma mãozinha profissional para fazer acontecer,

conte comigo que eu posso te ajudar!



21 visualizações
Entre em CONTATO!
  • Instagram - Perpettua
  • LinkedIn - Inna Moraes

Nome *

Email *

Assunto

Mensagem