• Inna Moraes

A Conexão do Planejamento de Marketing e Plano de Negócios


Hoje em dia com as facilidades da era digital todos podem empreender e divulgar seus produtos e serviços com facilidade, as informações e ferramentas necessárias estão disponíveis, basta sentar na telinha de um computador e se colocar à disposição, não é mesmo? Bem, mais ou menos…


Desde que eu comecei a atender clientes que queriam ajuda em suas comunicações eu notei o quanto é muito fácil subestimarmos o planejamento do negócio em si, muitas vezes generalizando para “eu preciso vender mais”, perdendo a oportunidade de ver além deste dado, que deveria ser consequência primária de um trabalho bem feito.


Sempre que colocamos o marketing como o “salvador da pátria” que vai resolver todas as questões financeiras da empresa estamos nos esquecendo de todos os outros elementos que fazem um produto ou serviço ter um real valor para o cliente, além da parte mais estrutural como controle financeiro ou alinhamento da equipe por exemplo. Somente com todos estes detalhes juntos e conectados podemos transformar o cenário através da comunicação.


Outra situação comum é ter estes dois elementos (negócio e marketing) andando em paralelo, como se a divulgação tivesse uma única função que é trazer uma venda constante, gerando materiais totalmente genéricos e frios que não convergem com o momento da empresa, distanciando cada vez mais o consumidor pois o vê apenas como números.


Em ambos os cenários, o que faz a diferença é ter o marketing como um espelho direto da gestão da empresa da forma mais próxima transparente possível para o público, afinal, o mundo digital também transformou profundamente o comportamento do consumidor, que antes era facilmente manipulado pelas grandes mídias e agora ganhou voz e está abraçando valores e fortalecendo comunidades que geram muita influência entre iguais, seja para apoiar ou negar uma marca.


Quando pensamos em planejamento de marketing e plano de negócios como algo distinto transformamos estas ferramentas em documentos que logo serão colocados em uma gaveta. O digital trouxe velocidade e mudanças bruscas a todo momento e atrelar o pensamento estratégico pode ser o caminho mais leve e efetivo para realizar ações realmente significativas e transformadoras para a marca e seguidores.


Então, sempre analise e reavalie todos os aspectos da sua empresa, adicionando o marketing como a principal ferramenta que conecta as pessoas corretas ao seu negócio, gerando relacionamentos profundos e duradouros que vão além dos números de uma venda. Comece olhando para dentro mas sempre transforme esta reflexão em um conteúdo de valor para quem te segue, tenho certeza que os resultados virão como consequência.


Se identificou com este post e quer transformar a forma como planeja a divulgação da sua empresa? Entre em contato para conhecer a minha mentoria em Marketing de Conexão!



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