• Inna Moraes

Guia para uma Campanha de Sucesso no WhatsApp


O WhatsApp anda transformando a nossa forma de se comunicar a ponto de substituir muitas ligações e e-mails, não é mesmo? E quando pensamos na nossa marca, não é diferente.


Você sabia que tem como acrescentar o WhatsApp nas suas campanhas de marketing para se aproximar ainda mais do seu cliente?

Após a compra do aplicativo pelo Facebook muitas funções novas foram acrescentadas na sua versão Business, possibilitando seu uso comercial com mais segurança e facilidade, entretanto, muitos profissionais utilizam esta ferramenta da forma errada, podendo afastar clientes e gerar sentimentos negativos.


Por isso, resolvi fazer este post que servirá como guia de um uso profissional desta ferramenta, sem correr o risco de manchar a sua imagem com as pessoas.


1. Primeiros passos


Para iniciar o processo é importante que você faça download e cadastre um número no WhatsApp Business. Caso você já tenha este número cadastrado na versão original do aplicativo você deve escolher pela transferência para o Business ou conseguir um novo número, visto que não é possível que o mesmo esteja nas duas versões.


Feito isso, você pode cadastrar os dados da sua empresa, compartilhar um link para acesso ao seu contato e formatar mensagens de ausência, saudação ou respostas rápidas, tirando a ferramenta de lista de transmissão que ainda vai ser muito falada por aqui.



2. Coletando Contatos


Antes de eu te mostrar as formas como você pode trabalhar a sua lista de contatos é muito importante compreender que este é o ponto crucial para a criação de uma campanha profissional que não te comprometa: quem escolhe participar desta campanha é o cliente.


O WhatsApp é um meio muito pessoal de se comunicar, portanto, o seu cliente precisa querer se inscrever para começar a receber os conteúdos que você elaborar. Por ser um meio muito mais invasivo que o e-mail, por exemplo, também é necessário muito bom senso para que ele se torne atrativo para o seu cliente a longo prazo, o que é o principal desafio desta estratégia.


O processo para você começar a recolher contatos de possíveis clientes que querem receber avisos pela sua lista de transmissão é divulgando a ação e pedindo que a pessoa te mande uma mensagem (pelo aplicativo mesmo) solicitando o acesso, onde você deve salvar na sua lista de contatos e pedir que a pessoa faça o mesmo.


Para fazer a lista de transmissão é simples: Com a tela aberta nas conversas, clique no botão do menu > Nova transmissão. Toque em + ou digite os nomes dos seus contatos para escolher os destinatários que pediram para entrar na lista. Toque em Pronto e depois em Criar.


Assim, quando você mandar algum conteúdo na lista de transmissão, cada contato recebe a mensagem individualmente, podendo responder diretamente a você sem a “poluição” que um grupo com várias conversas formaria.


Já para a criação de grupos, você consegue gerar um link para novas pessoas entrarem, onde você pode divulgá-lo na sua campanha. Para conseguir este link você só precisa criar um grupo, e com ele aberto, clicar no nome dele para ver as informações. Acima dos nomes dos participantes tem um botão “Convidar via link”.



3. Definindo sua estratégia


Bem, agora vou citar alguns exemplos de estratégias que você pode usar as funções de grupo e lista de transmissão citadas anteriormente, mas uma premissa básica de todas elas é: precisamos deixar claro o benefício que somente as pessoas que participam da dinâmica ganham, fazendo valer a pena a disponibilização do número de telefone e o acesso direto à marca.



#estratégia1: Divulgação de novidades


Este tipo de estratégia serve para informar os seus clientes sobre conteúdos de interesse, produtos novos ou lançamentos, mas também é recomendado que você trabalhe algum tipo de benefício adicional, como por exemplo: divulgação de algum material exclusivo apenas para participantes, desconto diferenciado ou ser avisado antes do lançamento oficial para garantir a vaga.


O objetivo aqui é deixar o participante por dentro das novidades e ainda bonificá-lo com alguma coisa extra por ter permitido este tipo de acesso.


Neste caso o que mais funciona é a lista de transmissão por focar apenas no aviso, compra e tira dúvidas diretamente com você



#estratégia2: Rede de apoio


Algumas áreas como a esportiva, empreendedorismo ou alimentação por exemplo, abrem espaço para grupos de apoio. A ideia é que você crie um grupo de motivação e estímulo colaborativo onde sua marca seria o anfitrião que guiaria a conversa, trazendo conteúdos exclusivos e dinâmicas para o dia a dia. Desta forma sua empresa consegue criar laços e estar presente nos momentos mais importantes.


Você pode divulgar o link de acesso ao grupo nas redes sociais ou em ações offline. Uma forma de tornar o endereço mais fácil de ser encontrado é através do encurtador de URL BitLy. É só você fazer seu cadastro gratuitamente no site https://bit.ly e criar um novo link personalizado, que pode ser algo como bit.ly/grupominhamarca por exemplo.



#estratégia3: Grupo ou Lista Vip


Muitos profissionais estão utilizando o grupo Vip como um serviço oferecido, onde a pessoa paga uma taxa ou mensalidade para participar. A ideia é que você gere algum conteúdo exclusivo e de muita relevância para as pessoas participantes, seja em algum período ou tempo indeterminado.


Um exemplo seria uma mentoria compartilhada onde a sua marca ajudaria os seus clientes a evoluírem através de vídeos, análise de casos, PDFs ou qualquer outro material que só será encontrado ali. Neste caso o acesso é restrito e você só acrescentaria assinantes.



#estratégia4: Desafios


Aqui a sua marca colocaria um objetivo a ser alcançado e ajudaria os participantes a alcançarem diariamente com novos passos a serem trilhados. Os temas podem ser os mais diversos, seja propondo um estilo de vida mais saudável, exercícios para perder peso ou até mesmo ações para ter uma empresa mais rentável. Você pode realizar este tipo de ação gratuitamente para ganhar relevância na vida de quem te segue ou cobrar uma taxa para a participação.


Para este tipo de ação funciona os dois formatos, sejam grupos (caso você queira a energia da colaboração para impulsionar os participantes) ou lista de transmissão (caso deseje algo mais intimista entre o participante e a sua marca).



#estratégia5: Promoções


Seja em formato de grupo ou lista de transmissão, a ideia é que você divulgue este acesso a promoções exclusivas para participantes por um tempo e/ou quantidade limitada. Assim você consegue trabalhar com preços bem abaixo dos cobrados no site ou loja física e ser muito vantajoso para quem decidiu participar.



4. Divulgação


Agora chegou a hora de colocar a sua ideia para o mundo real e começar a divulgar tudo isso para as pessoas no seu site, blog ou redes sociais. É importante que você planeje a sua divulgação pensando no seu posicionamento e cliente ideal pois as coisas precisam estar alinhadas e condizentes com o que a sua marca prega e com o estilo do seu público.


Então, se permita criar junto com quem te segue: divulgue com transparência, sinceridade e sempre que possível peça e mostre depoimentos dos participantes para comprovar que vale a pena. O importante é transformar a estratégia em algo mais humano, leve e que realmente agregue para a vida das pessoas.



Gostou do conteúdo? Já vai testar alguma dessas ideias junto com o seu público?


Se precisar de ajuda para planejar o seu marketing ou aprender a estruturar a comunicação da sua empresa, é só entrar em contato. Vou amar te ajudar nesta missão!



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