• Inna Moraes

Ideias de Posts Para as Redes Sociais


Já faz três semanas que você não posta nada no Facebook, Instagram ou outras redes que a sua empresa está conectada porque não faz ideia do que postar? Este texto vai servir como uma dose de inspiração todas as vezes que passar por isso.


Mas antes de começarmos, gostaria de deixar claro que você não vai sair daqui com templates prontos ou fórmulas mágicas. Eu acredito e defendo o marketing como uma forte ferramenta de conexão com seus clientes e ideias ou práticas extremamente automatizadas só geram conteúdos vazios de significado. Aqui você vai aprender a ter ideias que realmente criem laços fortes através das suas redes sociais de forma leve e dinâmica, afinal, quem empreende precisa ser assertivo e prático para conseguir dar conta de todas as funções do dia a dia.


A primeira regra que você deve seguir é: se sinta livre para ser quem se é.

Muitas vezes passamos horas e horas vendo o que os concorrentes estão fazendo, como estão falando, quais assuntos estão em alta e esquecemos de analisar o que nós queremos conversar com o nosso público. A análise de outras empresas é positiva para networking, cooperação ou atualização do seu setor e não para pautar o que você deve fazer.


Para encontrar esta autenticidade e falar de forma mais fluida você deve ter um contínuo trabalho de autoanálise e ter sempre por perto algo para anotar ideias, seja um bloco de notas do celular ou um caderno reservado para isso. Acredite, dentro de nós existe uma enorme bagagem e ideias podem surgir o tempo todo a partir do que sabemos do nosso mercado, conversas com clientes ou do que simplesmente vivemos. Saber encontrar estas pistas é o que vai transformar a comunicação da sua empresa para algo mais relevante para quem te segue.


Outra coisa muito importante é o planejamento estratégico deste conteúdo.

Como eu falei mais profundamente no post anterior, alinhar expectativas do negócio com o conteúdo gerado na internet para os seus seguidores é o caminho mais efetivo para alcançar resultados palpáveis da sua comunicação, afinal, tudo o que você investir o seu tempo deve ter intenção e propósito claro para te levar onde realmente quer chegar.

De forma prática, eu te aconselho a sentar mensalmente para pensar no seu negócio: onde você quer chegar este mês? Como você vai fazer isso acontecer?


Descreva tudo de forma aplicada no seu dia-a-dia, desde ligações que deve fazer ou novas rotinas que devem ser alteradas. Neste primeiro momento o foco é o seu negócio e o que você vende.


Depois, você vai analisar estes objetivos e vai pensar em como você pode trazer o público com você nesta missão. Quanto mais humano, sincero e transparente você for na trajetória, mais impacto você gera para quem te segue.


Coloque tudo o papel, aplicativo, lousa, enfim, registre o caminho que você vai percorrer ao longo do mês junto com os seus seguidores e busque ir seguindo este roteiro como um mapa que te leva a até as realizações. Não se esqueça, pessoas compram de pessoas e criar um caminho em conjunto com seus seguidores cria conexões que vão além das métricas ou números vazios. Se permita ser vulnerável e pleno em sua comunicação, e isso é mais automático do que você imagina.


Gostou das dicas e quer uma ajuda para o próximo passo? Entre em contato para conhecer como eu posso te ajudar!



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