top of page

O que é uma identidade visual e qual é a importância para uma pequena empresa?

Uma identidade visual, como o próprio nome já diz, são as características estéticas que o seu cliente verá quando entrar em contato com a sua marca. Composta pelo logo, textos e elementos gráficos que compõem os materiais da empresa, a identidade é a principal ferramenta para transmitir os sentimentos corretos, criando uma identificação imediata com os seus clientes ideais.


Uma boa identidade visual vai muito além de ter um logo bonito e usar sempre as mesmas cores. O profissional que desenvolve este tipo de trabalho deve ser estratégico e saber traduzir a essência da empresa em cada detalhe, afinal, o objetivo de um projeto deste tipo é trazer reconhecimento, identificação e fidelidade com a marca, trazendo resultados sólidos a longo prazo.


Ter uma identidade visual estratégica é tão importante que, quando ela não comunica da maneira correta, pode prejudicar diretamente os resultados da empresa, pois como consumidores, temos a necessidade de sentir confiança (essencial para o primeiro contato) e identificação com os valores da marca (responsável por um relacionamento a longo prazo).


Nos casos de marcas fracas ou com apelo puramente estético, onde selecionamos as cores e elementos por puro gosto pessoal, sentimos claramente a dificuldade de mostrar e valorizar o diferencial da empresa, pois é esta estratégia por trás do design que a torna a marca única na mente dos clientes.

Identidade visual OuroLab aplicada no perfil do Instagram.
Identidade Visual aplicada no Instagram

Mas afinal, o que é uma identidade visual?


Bem antes de pensar no visual por si só é preciso entender qual é essa identidade, ou seja, o projeto deve-se sempre iniciar com a definição clara da personalidade e posicionamento da empresa.


Pra você entender melhor, lembre-se da importância da identificação: sabe quando vemos uma roupa na vitrine e na hora lembramos daquela amiga que ama este estilo? Ou quando precisamos presentear alguém e queremos encontrar algo que seja "a cara da pessoa"? Assim como nós precisamos de pontos de referências para ligar a pessoa aos seus gostos, a marca precisa entender quem ela é antes de decidir o que irá representar visualmente estes aspectos.


A grande diferença entre algo meramente bonito e uma identidade visual profissional é justamente a "história" contada em cada escolha definida pelo profissional de design. Esta área estuda o significado das cores, formas, técnicas e tipografias para traduzir quem a marca realmente é, tornando muito mais fácil a identificação, lembrança e conexão com as pessoas certas.

Identidade Visual Paralelamente aplicada em papelaria.
Identidade Visual aplicada em papelaria

Qual é a importância de uma identidade visual para uma pequena empresa?


Muitas pessoas acham que apenas grandes empresas tem a capacidade de ter uma identidade visual, mas é justamente o oposto. Ter um bom projeto para a sua marca é o que vai ajudar a ter resultados realmente relevantes que levam a sua empresa para um outro nível.


Pense comigo: quando vemos uma empresa que possui um padrão visual harmônico e estratégico em todos os pontos de contato com a marca (desde o perfil no Instagram, site, embalagem, etiqueta, etc.) sabemos automaticamente que a empresa tem personalidade e profissionalismo, correto?


Agora, se formos o público correto daquele produto ou serviço e a estratégia foi bem desenvolvida, muito provavelmente, vamos nos identificar e consumir sem nos importar de pagar o quanto for necessário para investir na solução daquela empresa, ou seja, a percepção de valor está diretamente ligada a esta atmosfera de marca.


Desde que eu comecei a empreender em 2016 sempre usei minha formação em design ao favor das minhas empresas e senti na pele a diferença de ter essa ferramenta como um impulsionador dos resultados que eu tanto desejava, mesmo com pouco investimento financeiro.


Depois de 2 anos que eu tinha iniciado neste caminho eu percebi a força que a autonomia de criar uma marca que conecta é capaz de ter, e com isso, senti um chamado que fez meu coração bater mais forte: abraçar todo este aprendizado de ser uma micro empreendedora para criar soluções que tornem possível a criação de grandes marcas, desde seus primeiros passos.


Por isso, se você estiver pronto para dar mais este passo na sua empresa, conte comigo. Além de criar este projeto único para a sua empresa, meu grande foco é te dar as ferramentas e treinamentos necessários para que você tenha autonomia, colocando nas suas mãos o poder de fazer a sua marca ganhar vida no dia a dia com os seus clientes. Vou te esperar no WhatsApp pra gente transformar o impacto que a sua marca tem no mundo juntos, bora?


Ah, e se quiser dar uma espiada nos projetos de identidade visual que desenvolvemos, é só clicar aqui!

87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page