top of page

A importância do próximo passo


Ao longo da vida nós fomos condicionados a seguir a cartilha pré estabelecida na sociedade, onde finalizar a escola, graduar, encontrar um ótimo emprego com estabilidade financeira, casar e ter filhos eram itens obrigatórios… mas quando nossa vida realmente acontece e nos vemos em lugares diferentes, sem saber como funciona, a insegurança para o próximo passo pode nos paralisar.


Apesar do “empreendedorismo” ter se tornado algo muito falado ultimamente, este universo está repleto de argumentos de autoajuda e fórmulas pré-moldadas que te garantem um ganho rápido e indolor, o que acaba batendo uma enorme ansiedade por não nos enxergarmos nesta fala milagrosa e predatória.


Até que nos vemos perdidos nesta ilha: a solidão do empreendedor. Neste espaço acumulamos medos, comparações, inseguranças, excesso de informação… e a frustração toma conta do que deveria ser uma realização de um sonho. “Qual é o próximo passo?”


Você se vê na descrição acima? A boa notícia é que definitivamente, você não está sozinho! E espero que este texto te dê uma energia extra sempre que você se sentir assim.


Bem, para mim as coisas que ajudam muito a me reencontrar neste novo contexto são:



1. Aceitar que as coisas mudaram


Você já não segue o script, tudo está mudando o tempo todo, e você vai precisar ativar a sua criatividade mais vezes: e está tudo bem! Vai até ser mais divertido e leve assim.

Se permita aprender coisas novas, testar formatos, estar em fase de testes… se abra ao mundo e mostre o seu melhor. Nunca nos permitiram ser quem realmente somos, agora é a hora de aproveitar a oportunidade. E como diz uma das minhas grandes inspirações, o Murilo Gun:

"Em um mundo passando por mudanças em ritmo exponencial, precisamos ser grandes aprendedores.”

E para isso, precisamos nos permitir errar, criar, viver!




2. Descobrir o que é sucesso pra você


Muitas vezes nos vemos em uma situação de extrema falta de grana e isso nos cega. Precisamos pagar as contas, mas viver apagando incêndio está longe de ser algo almejado por alguém.


Costumo dizer que a valorização do seu produto está muito mais relacionado ao seu posicionamento do que o preço definido, afinal, nós podemos achar algo caro mesmo custando R$10, enquanto em outras situações juntamos dinheiro e pagamos com um sorriso no rosto, não é mesmo?


Ou seja, eu sei que a gente precisa de dinheiro para sobreviver, mas enquanto a gente estiver na margem da sobrevivência nós não vamos conseguir alcançar o que realmente vemos como sucesso, pois ele tem muito mais a ver com o valor que o seu negócio gera para a sua vida do que a quantidade de dinheiro que entra na sua conta.


Portanto, busque entender onde você realmente gostaria de chegar. Tente se sentir neste lugar:

O que estaria te cercando? Como seria o seu dia? O que compõe o seu sucesso?

Com esta visão clara você começa a entender melhor quais coisas que você está fazendo hoje podem estar tirando a sua energia e te atrapalhando de chegar lá pelo simples fato de você não saber onde é este “lá”.



3. Contar com um olhar de fora


E por fim é muito importante ver o mundo de forma mais colaborativa. Guardar coisas para nós mesmos até estarem perfeitas só tomam o nosso tempo e nos fazem lançar coisas quadradas.


Portanto, mostre o seu processo criativo para os seus seguidores, conte com usuários “beta” que testem a sua ideia gratuitamente e te ajudem a refinar ou peça ajuda para profissionais que você se identifica sempre que precisar de um conhecimento mais refinado sobre algum assunto que você não domina tanto.


Desta forma você vai criando muito mais clareza para trilhar os seus próximos passos na direção certa.

 

Gostou das dicas e já está com mil ideias para o seu próximo passo?


Se precisar de um olhar profissional de como transformar tudo isso em um marketing que realmente conecta com seus clientes ideais, entre em contato para conhecer a Consultoria de Clareza! Tenho certeza que unindo nossas forças vamos chegar onde você realmente gostaria.


 

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page