• Inna Moraes

A importância de criar uma conexão com o seu cliente ideal

Quando empreendemos corremos atrás da estruturação do negócio, pesquisa de concorrentes, precificação, público-alvo… mas você já pensou que estas pessoas que podem se interessar pelo seu negócio são muito mais do que alvos?

Todos os passos citados acima são importantes para dar passos assertivos na sua empresa, mas compreender a importância de criar laços e conexão real com as pessoas que compartilham dos mesmos valores que a sua empresa vai transformar a forma como você trabalha e os resultados alcançados.


Com o surgimento da internet, tudo mudou. A forma como nos relacionamos, como consumimos e o que avaliamos em um produto ou serviço passa por avaliações muito diferentes. A publicidade já não convence, a indicação de desconhecidos tem um valor muito grande, seja para impulsionar ou acabar com a reputação de qualquer empresa.

Hoje tudo está mais transparente e acessível, mas isso está longe de ser ruim. As empresas que compreendem o poder que isso tem passam a se tornar cada vez mais próximas dos seus clientes ideais.


Mas para deixar mais claro, separei 5 dicas práticas de como encontrar as pessoas corretas e criar este nível superior do relacionamento da sua marca:



1. Conheça quem você é e quem são as pessoas que realmente precisam do seu produto ou serviço

Quem você realmente é?

Sabe quando a sua mãe falava que você não é todo mundo? É a mais pura verdade! Procure dentro de você as motivações mais sinceras para o seu negócio existir e encontre a clareza de quem você é e quem realmente vê valor nisso. Vai por mim, é impossível agradar todo mundo, mas quem você agradar, vai realmente se conectar com a sua causa e se transformar em um defensor da sua marca, indicando sua empresa para muita gente.



2. Estude e tenha empatia pelas as dores do seu cliente ideal

Quais são os reais problemas dos seus clientes?

Para conseguir realmente ver pelos olhos dos seus clientes, vá direto à fonte! Busque sempre conversar com estas pessoas, entender a sua forma que elas veem a vida e a empatia virá como consequência. Conseguir esta clareza transforma o seu olhar sobre a venda e te faz entender como a sua marca realmente pode transformar a realidade das pessoas que mantém contato com a sua marca e consomem o seu produto ou serviço.



3. Ajude com o seu conhecimento, mas do seu jeito

O que você sabe que poderia ajudar alguém?

Com o “boom” de cursos online, fórmulas de lançamento e e-books gratuitos, dizer que você precisa entregar conteúdo relevante parece cada vez mais difícil né? Bem, é aí que eu te desafio: pare de tentar seguir padrões e seja você! Cada empresa precisa encontrar a sua forma de oferecer valor para o seu cliente ideal. Busque uma solução para cada “dor” do seu cliente ideal e veja como você pode ajudá-lo desde o primeiro contato. Isso vai fazer toda a diferença e vender passa a ser algo mais natural.



4. Compreenda quem realmente é o seu concorrente

Quem resolve os problemas do seu cliente hoje?

Após ter mais clareza de quem você classifica como cliente ideal e as coisas que ele busca realizar no segmento que você atua, busque compreender quais são as soluções atuais dessa galera. Você pode se surpreender percebendo que um concorrente indireto pode ser ainda mais forte do que uma empresa que faz algo semelhante com o que você faz, abrindo um mundo de ideias e oportunidades de alcançar estas pessoas com novas formas de se comunicar ou até mesmo fazendo alguma parceria estratégica.



5. Mostre a realidade e seja vulnerável

Você mostra o ser humano por traz do negócio?

Parece estranho dizer, mas quanto mais humano e real a sua empresa conseguir ser, melhor! As pessoas estão interessadas em saber a origem das coisas, os valores por trás de cada detalhe, o que motiva e quem são as pessoas que formam aquela marca, portanto, seja transparente e compartilhe tudo o que for possível em tempo real.



E ai? Pronto para tentar aplicar estas 5 dicas no seu negócio? Comente aqui embaixo se este post te trouxe algumas ideias interessantes ou se ficou alguma dúvida.


Mas caso ainda sinta falta de um olhar profissional e aprofundado para a sua empresa, conte comigo para analisar a sua situação e te ajudar a entender quais podem ser seus próximos passos na minha Mentoria em Marketing de Conexão.

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