• Inna Moraes

A importância de validar o seu cliente ideal


No post passado eu falei da importância de não agradar todo mundo para se manter autêntico e coerente com o seu posicionamento, garantindo um maior valor competitivo ao gerar uma conexão real com as pessoas. Entretanto, é preciso analisar se você selecionou corretamente os perfis de cliente ideal.


Hoje vamos falar sobre como o marketing estratégico pode se tornar a melhor ferramenta para validar a escolha do cliente ideal e como este processo é essencial para você conseguir criar a conexão necessária com o seu negócio.

No início, a compreensão de público é focada em hipóteses que alinham as expectativas destas pessoas com a proposta de valor que você tem para oferecer, ou seja, a forma como o seu produto ou serviço consegue ser eficaz para realmente atender uma necessidade de mercado.


Estas hipóteses devem ser validadas na prática do seu negócio ao direcionar esforços de marketing que conversem com este público. Se o trabalho foi estratégico e estruturado, a validação se dá ao gerar conexão e vendas, o que é sinal de que você está indo pelo caminho certo, e que agora só precisa refinar e melhorar ainda mais a experiência com a sua entrega ao longo da jornada.


Caso você não tenha conseguido validar, é importante analisar cada ponto para encontrar a falha, que pode sim estar na definição de público mas também nos detalhes das ofertas, proposta de valor ou a forma como está sendo vendido, afinal, os valores só prosperam se alinhados com algo que atenda uma necessidade real.


Seja qual for o resultado que obteve é importante você sempre ter em mente que: testar faz parte do processo e quanto antes você assumir os erros para poder concertar melhor!


Portanto, a definição do cliente ideal é o foco que você precisa para a validação do seu negócio como um todo, mas estar disposto a ajustar o foco sempre que preciso é o que vai te levar mais longe.

Quem não se permite aproveitar e abraçar esta oportunidade de crescimento para efetivamente crescer perde muita energia, tempo e dinheiro sofrendo com o fato de não ser perfeito. Aceite: raramente você vai acertar de primeira sem nenhum ajuste, e isso é bom! Te permite ter liberdade de ousar algo novo mais alinhado ao seu propósito.





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